domingo, 21 de outubro de 2007

Antes vítima que ranhoso

Vítimas são em geral pessoas que sofrem um acidente (e morrem), que sofrem de maus tratos físicos ou psicológicos de outrém (mesmo que não morram), que são roubadas e, principalmente que tiram cursos de letras (aqui não morrem, mas ficam mortos para o mercado de trabalho). Eu sou, pois, uma vítima. E não tenho qualquer complexo de inferioridade ou preconceito por isso, principalmente porque acho que não é um defeito ou um crime, muito menos uma inferioridade intelectual. Chamar-lhe-ia antes um produto do azar. Porque foi mesmo um azar ter nascido no mesmo país que J. Castelo Branco ou Luís Filipe Vieira.
A vitimização é vista, no rol das relações humanas, como uma inferioridade. Muitas vezes dei por mim a pensar, naqueles momentos em que páro para pensar em coisas absolutamente estúpidas e inúteis (ou não estivesse eu neste blog), em como já assisti a discussões onde as pessoas ficam absolutamente possessas quando lhes chamam vítimas ou lhes dizem que estão a fazer papel de vítimas. É um facto, e, para mim, um enigma. Tal estigmatização do conceito parece-me mais uma perfeita estupidez. Porquê? – perguntarão... Porque é bem pior ser chamado de filho da puta (se bem que este seja mais um insulto paradoxal), ignorante, estúpido ou ranhoso (este sim, um insulto que me deixaria em pânico). Os portugueses preferem ser ranhosos do que vítimas. Vítimas nunca!!! Ranhosos... vá lá...
Eu acho que prefiro ser vítima.

Out. 2007

4 comentários:

Anónimo disse...

eu tb gosto da cena de ser uma vítima!!temos sempre tdo o q queremos...eheheheheh. Vítimas ao ataque...morte aos ranhosos!!!

Anónimo disse...

tema muito interessante este...de facto n percebo o problema q as pessoas têm c o conceito de vítima...

Anónimo disse...

vítimas e vítimos são a peste da sociedade!!! o movimento ranhoso está a começar a dar cartas... e tb lenços de mão...foda-se!

Maga Ostrológica disse...

Opá...eu sou ranhosa...todo o santo ano!
:D